9.° Colóquio do
Teatro para Crianças

Mascra 1.png
Mascra 2.png

Palestras Gratuitas no Teatro Carco Camarotti

(SESC Santo Amaro - Recife)

Ingressos: Gratuitos 

11/07 – O Teatro para infância e juventude, um espaço de imaginação e transformação

(Manoel Constantino: diretor teatral, ator, professor, escritor e jornalista pernambucano)

 

17/07 – Brincando com Camarotti: O Teatro para infância a partir do olhar de Marco Camarotti

(Maria Clara Camarotti: arte-educadora formada na Universidade Federal de Pernambuco e mestranda no programa de pós-graduação em artes cênicas da Universidade Federal da Bahia, atriz e diretora teatral atuante há 25 anos. Filha de Marco Camarotti).

 

25/07 – Teatro para Crianças e Jovens - Todo dia e toda hora: uma questão de Cultura, Educação e Saúde (José Manoel Sobrinho: gestor cultural, artista de teatro, educador, atua nas artes há 46 anos, com vasta experiência em inúmeras frentes de trabalho. No Teatro, José Manoel elaborou dezenas de obras para Crianças e Jovens, entre eles, Avoar, Como a Lua, Cegonha Boa de Bico, Opereta de Cordel, Cantigas ao Pequeno Príncipe, Com Panos e Lendas, O Rei e o Jardineiro e O Mágico de Oz).

Oficinas Gratuitas

09 a 10/07 (9h às 13h / Sesc Santo Amaro) – Teatro para Bebês

O 9.° Colóquio do Teatro para Infância e Juventude (Polo Formação) receberá, no Sesc Santo Amaro, a  atriz e diretora, Sandra Vargas, do Grupo Sobrevento (SP) que irá ministrar a oficina gratuita: "Teatro para Bebês".

 

Na oficina, o SOBREVENTO apresentará a busca estética e dramatúrgica do Teatro para Bebês. O grupo tem amplo conhecimento da pesquisa de companhias de muitos países com as quais estabeleceu contato, na realização de oito festivais internacionais e das suas turnês fora do país. Será abordado o seu processo de criação e as particularidades da construção de uma dramaturgia voltada para a primeira infância, que busca estabelecer uma comunicação poética e não didática com este público.

 

Metodologia: Por meio da construção e observação de cenas a partir de provocações e estímulos planejados pela orientadora, os participantes serão levados a perceber caminhos possíveis para a criação de um espetáculo teatral voltado para a primeira infância. O material poético a ser trabalhado será construído a partir de memórias pessoais, buscando a criação de um trabalho autoral de cada participante.

 

 

16, 30 e 31/07 (14h às 15h30 / Cine Teatro Joana Batista-Compaz Madalena, Parque Santana e Parque da Macaxeira) – Oficina sobre a confecção de Dedoches

A oficina, também gratuita, será ministrada pelo o diretor e ator da companhia Máscaras, Sebastião Simão. Uma oportunidade para os pequenos aprenderem sobre confecção de Dedoches, que são os fantoches em miniatura. Podem participar crianças a partir de 6 anos. A oficina tem início às 14h. Uma oportunidade das crianças terem contato com o teatro de animação, milenar, ancestral, atual. Uma riquíssima modalidade artística e se constitui numa excelente ferramenta  para o divertir, o encantar, o educar,  o informar as pessoas, as comunidades, os povos... Entre inumeráveis tipos de bonecos, existe o Dedoche. De um simples rabisco a caneta desenhado na ponta do dedo a sofisticada cabecinha de boneco em machê, fibra de vidro, o Dedoche é excelente brinquedo de contação de histórias para bebês e momentos de ludicidade em família.

 

 

25 a 29/07 (14h às 17h30 / Sesc Santo Amaro) – Iniciação Teatral (Faixa etária: 05 a 12 anos)

[Retirar Ingressos]

A programação do 9.º Colóquio do Teatro para Crianças de Pernambuco realizará nova turma da oficina de Iniciação Teatral com Nelma Barros. Serão 20 horas aulas, onde as crianças tem a oportunidade de conhecer e desenvolver algumas técnicas de interpretação teatral, a partir do método criado por Stanislavski, aplicada em diferentes estilos teatrais. Estimulando a criação de personagens, compreendendo as diversas linguagens, contemplando ações físicas, memória efetiva, criação, execução de cenas bem como esquetes teatrais. Desta forma, o 18.º Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco vem possibilitando que os participantes, tenham acesso ao Teatro. Uma das artes mais completas que existe, pois abrange instintos do desenvolvimento humano e artístico para crianças com abordagem, que vai do lúdico até as relações interpessoais, oferecendo resultados para a vida toda.

Nelma Barros é arte/educadora, atriz, diretora, encenadora, aderecista, psicopedagoga e gestora cultural. Atualmente exerce a função de diretora cultural da Fundação de Cultura do Jaboatão. Moradora de Jaboatão dos Guararapes desde a infância foi membra do Conselho de Cultura da cidade, faz parte de sua cena cultural desde os 18 anos, participando de ações como atriz, curadora, arte/educadora, oficineira, maquiadora e produtora.

 

 

EM BREVE NOVAS DATAS*
(Métron Produções) – Oficina de Libras para Artistas de Teatro

 

O 9.º Colóquio do Teatro para Infância e Juventude, objetiva proporcionar noções básicas de Libras para atrizes e atores partindo da perspectiva da comunicação do corpo do artista, explorando o conceito de visual vernacular da Língua Brasileira de Sinais de maneira que rompa a “trava” social que existe entre ouvintes e surdos no primeiro contato. Serão cinco dias de encontro presencial, com duração de três horas, cada.

 

Janaina Maria (Janah Lima): Graduação em Letras Espanhol pela UFPE, Especialista em Libras e Educação da Pessoa Surda, Mestranda em Educação Especial pela UFSCar/SP, Técnica em Tradução e Interpretação em Libras e Língua Portuguesa pela ETEASD/PE, Cursos básico, intermediário e avançado em Teatro pelo SESC/PE e pela Prefeitura da cidade do Paulista e Intérprete e Tradutora da TV Cultura - São Paulo.

*Observação: Em função de problemas de saúde da professora, tivemos que adiar para nova data a ser marcada em breve!

Acessibilidade – Todos os teatros onde serão realizadas as apresentações possuem acessibilidade física de acordo com o padrão estabelecido pela ABNT NBR 9050.